Renato Meirelles Mota Previdenciário: A nossa história

Neste conteúdo, decidimos contar um pouco da nossa trajetória e os pilares fundamentais que sustentam a nossa metodologia de trabalho. 

Acreditamos que é primordial conhecer a história e os princípios do advogado que estamos contratando, para qualquer área jurídica. 

Então, quando estamos falando de aposentadoria, na verdade estamos falando da sua condição financeira dos próximos 30/40 anos, logo é preciso conhecer em quem estamos confiando nosso futuro. 

O fato marcante que mudou o rumo

Por volta do ano de 2010, o nosso sócio fundador e advogado Renato Meirelles Mota possuía mais de 25 anos de atuação prestando serviços jurídicos para grandes Instituições Financeiras. 

Após longos anos trabalhando dentro de um escritório praticamente sem atendimento ao público, percebeu que era hora de mudar e acabou escolhendo por iniciar seus estudos no Direito Previdenciário. 

Logo no início, o benefício da Aposentadoria foi o que mais lhe chamou a atenção, e então começou a dar mais atenção para este tema. 

Devido a esta familiaridade, surgiram os primeiros casos de atuação prática. Nesta ocasião, o primeiro desafio era conquistar a aposentadoria de um radialista, funcionário do maior veículo de comunicação de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul

Ocorre que todos os funcionários dessa empresa eram assessorados por um escritório que atuava em diversas áreas. A maioria destes funcionários eram aposentados pela regra de tempo de contribuição fazendo uma conversão do tempo trabalhado exposto ao ruído em tempo comum, ou seja, a cada ano trabalhado com ruído, o trabalhador ganhava 4 meses no seu tempo de contribuição. Por mais que parecesse vantajoso resultava numa diminuição de 25% a 30% devido a aplicação do redutor chamado Fator Previdenciário no valor da aposentadoria. 

Então, ao se aprofundar no caso e na legislação vigente da época, Renato entendeu e defendeu a tese de que o radialista por estar exposto ao ruído, agente considerado prejudicial a saúde e portanto teria direito a aposentadoria especial bastando ter  25 anos de atividade ininterrupta e sem nenhum redutor, ou seja, diminuindo o tempo de contribuição e aumentando o valor do benefício. 

Assim, iniciou-se uma  discussão no poder  judiciário e por fim o cliente ganhou o processo e teve sua aposentadoria implantada. Inclusive, essa vitória acabou virando jurisprudência (um exemplo de aplicação da lei utilizada pelos juízes e desembargadores).

Depois dessa conquista, recebeu diversas indicações e replicou o trabalho, ajudando diversos radialistas a conseguir a melhor aposentadoria. 

A definição de um princípio

A partir desse fato marcante, ficou comprovado que existem muitos detalhes no momento da aposentadoria que podem transformar o futuro de uma pessoa. 

Antigamente, existiam muitos advogados não especialistas e alguns prestadores de serviço(despachantes) que recebiam a demanda do cliente e o seu objetivo era apenas encaminhar o pedido de aposentadoria sem análise alguma, apenas reunindo papéis e documentos e dando entrada  junto ao INSS ou Órgão de Previdência própria, pois sua remuneração era condicionada ao recebimento do benefício, seja qual valor atribuído fosse.

Dessa forma, o êxito era apenas conseguir “aposentar” o cliente, sem se preocupar com a qualidade dessa aposentadoria que o segurado iria receber pelo resto da vida. 

Pensando nisso, Renato entendeu que poderia replicar esses resultados para diversas pessoas, definindo então seu princípio de ajudar os clientes a alcançarem a melhor aposentadoria. 

No final do ano de 2019, é promulgada a Reforma da Previdência, que causou um grande alvoroço e conflito de ideias em todos os lados. Dessa forma, houve modificações profundas nas regras de aposentadoria e outros benefícios, que  ganharam ainda mais variáveis. 

Por causa dessa mudança, reforçou-se ainda mais a necessidade de se preparar e planejar sua aposentadoria, buscando revisitar o passado previdenciários dos segurados, ou seja, as contribuições pagas e vínculos, “fotografar” o presente, de forma a entender o que acumulou de vantagens até agora, e a projetar o futuro e encontrar o caminho para buscar a melhor

Após este período, Renato começou a estruturar o serviço que hoje chamamos de Planejamento Previdenciário, com objetivo de organizar e planejar a aposentadoria de forma antecipada para que não se  necessite ingressar com processo na justiça  e conquistá-la de forma mais rápida. 

A demora no judiciário

Ao longo dos anos percebemos que a maior demora para conquistar uma aposentadoria é quando o INSS ou outro instituto de previdência não reconhece o seu direito e é necessário ingressar com pedido judicial para exercer esse direito. 

Em média, um processo de aposentadoria pela via judicial possui uma duração em torno de 4 anos , ou seja, o segurado contribuiu durante décadas e ainda precisa aguardar anos para provar que cumpriu todos os requisitos de sua aposentadoria e conquistar o seu direito de receber. 

A maioria dos advogados, principalmente não-especialistas, normalizam este fato e muitas vezes até preferem entrar direto na justiça sem passar pelo processo administrativo, visto que essa demora gera os famosos “atrasados” e o cliente acaba recebendo uma bolada. 

Entretanto, isto é uma falsa impressão de ganho financeiro, pois os atrasados nada mais é do que os benefícios que já deveriam ter sido creditados na sua conta. 

Diante desse longo tempo de espera, Renato começou a evitar ao máximo utilizar o judiciário como meio de buscar a aposentadoria. 

Esse movimento exige que o segurado organize sua aposentadoria de forma antecipada, ou seja, é primordial regularizar todos os problemas no seu histórico de contribuição junto ao órgão(INSS ou outros) antes de entrar com o pedido. 

Temos diversos exemplos de aposentadorias que fizemos o planejamento e acompanhamos o cliente por  2  anos antes de alcançar os requisitos (seja a idade ou tempo de contribuição), e quando demos entrada com o pedido, a aposentadoria foi concedida pelo INSS em 14 dias.

Este resultado foi fruto do planejamento prévio, da correção antecipada do histórico do segurado e dos detalhes essenciais no momento do pedido de aposentadoria. 

Foi a partir dessa insatisfação com a demora que Renato focou cada vez mais em desenvolver o Planejamento Previdenciário, com objetivo de conquistar a melhor aposentadoria para seus clientes, evitando entrar com processo no judiciário. 

Revolução digital – Pandemia COVID 19

Todos sabemos que a chegada da Pandemia da COVID 19, além da tragédia ocasionada, gerou uma mudança de hábitos das pessoas que permaneceu mesmo após o seu término. 

Assim, criou-se a necessidade de fazermos nossas tarefas e compromissos de forma digital, num primeiro momento para evitar o contato e após se entendeu as facilidades que a internet nos proporciona. 

Para nosso escritório não foi diferente, tivemos que acelerar nosso processo de digitalização, desde a parte operacional até o atendimento dos clientes, então montamos uma estrutura robusta capaz de suportar toda a demanda necessária.

Nos preocupamos em desenvolver nossos processos, que antes eram feitos de forma física, desde a entrega e assinatura de documentos, atendimentos até reuniões e consultas que passaram a ser realizadas por meio de videochamadas.

Para nossa surpresa este modelo funcionou perfeitamente e todos os nossos clientes aderiram. A partir dessa transformação, entendemos que esse formato se tornou uma facilidade para nosso cliente e estes conseguem resolver sua aposentadoria sem sair de casa. 

Além disso, seguindo este raciocínio também concluímos que muitos dos nossos clientes trabalham no horário comercial e por mais que não necessite se deslocar para uma reunião de alinhamento de estratégias que às vezes não é possível dedicar este tempo durante a jornada de trabalho. 

Por isso, entendemos que seria importante flexibilizar nosso horário de atendimento, se estendendo após as 18 nos dias de semana e também aos sábados e feriados. 

Atualmente, nossa estrutura é totalmente digital e todos os nossos clientes são atendidos no conforto da sua casa ou do seu trabalho. 

Conheça nossos pilares

Acreditamos que todo escritório de advocacia deve ter seus pilares bem definidos. Em primeiro lugar para que haja transparência com o cliente no momento da contratação. Por consequência, as expectativas e estratégias  estarão alinhadas por ambos os lados.

Além disso, a existência desses pilares nos guia no momento de tomada de decisão, seja no momento da confecção de um planejamento previdenciário, no curso de um processo administrativo ou judicial e até mesmo em mudanças internas que propomos. 

Por isso, conheça nossos três pilares básicos:

1. Centralidade no cliente

Este é um pilar que norteia nosso relacionamento com os clientes. Quando conhecemos um caso de um cliente que nos contratou assumimos a responsabilidade de definir de forma clara e transparente  o futuro financeiro dessa  pessoa. 

Por isso, em todos nossos atendimentos e serviços prestados, o ponto de partida é sempre o conhecimento do passado, do presente e das expectativas de futuro de quem está nos contratando.

Dessa forma, temos condições de definir as estratégias e tomadas de decisão baseado no interesse do cliente e não do interesse do escritório, como existem muitos por aí. 

Um exemplo claro disso é quando os advogados ingressam com pedido junto ao INSS ou outro órgão apenas para obter a negativa e ingressar com a demanda no judiciário, visando apenas os famosos “atrasados” para ganhar sua participação. 

Assim, uma conduta desta forma ignora completamente as necessidades do cliente. O objetivo dessa pessoa é conquistar a sua aposentadoria o mais rápido possível e não esperar 4 ou 5 anos até o juiz assinar e conceder o benefício .

2. Agilidade

A agilidade é um pilar que também está sempre presente nas nossas condutas. Priorizamos as estratégias e decisões que aumentam a agilidade para execução do nosso serviço e para ajudar nosso cliente a conquistar a sua merecida aposentadoria. 

Dessa forma, aplicamos este princípio desde os processos de contratação até o momento do dinheiro entrar na conta do cliente de fato. Assim, buscamos melhorar diariamente a questão burocrática envolvida como a contratação, pagamentos, assinaturas de contratos, reuniões, respostas a dúvidas e entre tantos outros.  

Também, antes de tomar qualquer decisão ou traçar um caminho sempre analisamos a seguinte questão: o que demora menos?

Por consequência disso, depois de muitos anos de prática e experiências adquiridas, entendemos que o Planejamento Previdenciário diminui de forma exponencial o tempo de espera para conseguir a aposentadoria.

3. Excelência técnica

A excelência técnica é uma obrigação que todo advogado carrega desde o juramento feito à Ordem dos Advogados do Brasil. Entretanto, muitos advogados esquecem desta responsabilidade e optam pelo caminho mais fácil. 

Assim, a excelência técnica é um pilar inegociável nas nossas operações. Sabendo que o direito previdenciário em si e principalmente o benefício de Aposentadoria modifica constantemente, não só a legislação como os entendimentos dos órgãos e do judiciário, temos o hábito de estudar todos os dias. 

Este é um dos motivos que somos especialistas em Aposentadorias, pois acreditamos que quanto maior for a especificidade maior é o nosso entendimento sobre o assunto, e assim, somos capazes de entregar serviços com a maior qualidade e excelência técnica possível. 

Conclusão

Agora, você pode conhecer mais detalhes da nossa história, entender o nosso funcionamento e principalmente entender a forma que pensamos e que ajudamos pessoas a se aposentarem. 

Portanto, nossa maior gratificação é quando alcançamos junto com nossos clientes a tão sonhada e tão esperada aposentadoria. É neste momento que vemos que todo nosso esforço durante todo o processo é válido e impactou mais uma vida.

Assim, entendemos que todos os dias podemos replicar ainda mais esta ajuda a milhares de pessoas. É por isso que utilizamos a Internet, esta é uma ferramenta capaz de propagar nosso trabalho e agregar na vida das pessoas.